Comissão de Valores Mobiliários dos EUA processa Coinbase por negociar criptoativos sem registro
A ação foi movida no tribunal federal de Manhattan, um dia depois que a SEC processou a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, e seu fundador, Changpeng Zhao. IPO da Coinbase em Nasdaq
AP Photo/Richard Drew
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA processou nesta terça-feira (6) a Coinbase, uma das maiores plataformas de negociação de criptoativos dos Estados Unidos, acusando-a de operar ilegalmente sem ter registro na SEC (Securities and Exchange Commission).
A SEC funciona como um órgão responsável por proteger e regular o mercado de capitais norte-americano. A instituição também é responsável pelo monitoramento da operação das empresas.
A ação foi movida no tribunal federal de Manhattan, um dia depois que a SEC processou a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, e seu fundador, Changpeng Zhao.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A Binance foi acusada de operar uma “teia de enganos” que incluía inflar artificialmente seus volumes de negociação e desviar ativos de clientes.
A agência reguladora fez as alegações e iniciou o processo contra Zhao e a empresa nesta segunda-feira (5), com base em três principais alegações:
não restringir os clientes americanos de sua plataforma;
enganar os investidores sobre seus controles de vigilância do mercado;
operar uma bolsa de valores não registrada.
A queixa da SEC, apresentada em um tribunal federal em Washington D.C., também alegou que Binance e Zhao controlam secretamente os ativos dos clientes, o que permitiria ao executivo misturar e desviar o dinheiro, e que a corretora criou entidades americanas separadas “como parte de um esquema elaborado para burlar Leis federais de valores mobiliários”.
*Essa matéria está em atualização
Fonte: Read More