GFIP: substituição pela DCTFWeb confunde contadores e empresários
Transição da GFIP para a DCTFWeb tem gerado confusões no momento de transmitir as informações e pagar a guia de recolhimento.
A guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços e Informações da Previdência Social (GFIP) passou a ser substituída pela Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
Com a novidade, a guia de recolhimento, que antes era realizada por meio da Guia de Previdência Social (GPS), passa a ser feita pelo novo documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) Previdenciário.
A mudança tem gerado dúvidas em contadores, que tiveram que rever os seus sistemas, e empresários, que questionaram a nova guia.
“Pensamos que a transição da GFIP para a DCTFWeb seria tranquila, mas não foi bem assim na prática”, conta Danilo Campos, sócio da DWC Contábil.
De acordo com o especialista, não são todos os escritórios de contabilidade do país que contam com sistemas de última geração capazes de transmitir a DCTFWeb automaticamente. “Alguns contadores precisaram transmitir empresa por empresa, dentro do site da RFB.”
Além disso, os profissionais também tiveram que lidar com oscilações na recepção das declarações. A própria Receita Federal admitiu lentidão no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Devido ao novo layout, alguns empresários passaram a questionar se a guia enviada estaria correta e outras até chegaram a pagar no formato antigo.
“Mesmo com avisos, mensagens e orientações, algumas empresas que costumam pagar a guia de forma antecipada logo no início do mês, fizeram por meio da Guia de Previdência Social (GPS)”.
DCTFWeb
Segundo a Receita Federal, a implementação da DCTFWeb é parte importante de um Programa de Unificação dos Créditos Tributários, com vistas à modernização e simplificação da administração das obrigações tributárias, tanto pelo fisco como pelos contribuintes.
Conforme o cronograma, neste mês de novembro está ocorrendo a migração para o sistema DCTFWeb para a maior parte dos contribuintes, o que tem gerado a confusão.
Fonte: Contábeis